Desde a sua criação nas páginas das histórias em quadrinhos por Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica tem encantado gerações com suas aventuras cativantes e personagens memoráveis. Reunimos hoje, vários desenhos da Turma da Mônica para colorir com lápis de cor ou tinta guache.
Essa icônica série de quadrinhos brasileira, que teve início em 1959, conquistou corações de leitores de todas as idades ao apresentar um universo rico em diversidade, amizade e lições valiosas.
Tutorial de Desenho da Turma da Mônica
Com suas personalidades distintas e enredos envolventes, a Turma da Mônica transcende as páginas dos gibis, deixando uma marca na cultura popular do Brasil e além. Confira agora, o tutorial de desenho dos personagens que amamos tanto e que continuam a encantar e ensinar, geração após geração.
A História da Turma da Mônica
A Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos e uma franquia de mídia produzida pela Maurício de Sousa Produções, criada pelo cartunista e empresário Mauricio de Sousa. Sua origem remonta a 1959, quando surgiram as primeiras tirinhas de jornal com os personagens principais, Bidu e Franjinha.
No entanto, a partir dos anos 1960, a série ganhou sua identidade
atual com a criação de Mônica e Cebolinha, que se tornaram os protagonistas
centrais. Desde o lançamento da turminha surgiram muitos desenhos para desenhar e colorir.
Embora a maioria das histórias se concentre nas aventuras de Mônica, Cebolinha e seus amigos do Bairro do Limoeiro, o termo "Turma da Mônica" também abrange outras famílias de personagens criados por Mauricio de Sousa, derivados de outras séries, como Turma do Chico Bento, Turma da Tina, Turma da Mata, Turma do Penadinho, entre outros.
Das tirinhas para revista em quadrinhos
A partir de 1970, os personagens foram publicados em forma de revistas em quadrinhos por várias editoras. Ao longo dos anos, quase 2.000 revistas foram publicadas para cada personagem. Além disso, as histórias também continuaram sendo publicadas em tirinhas de bolso, tanto pela própria editora Panini quanto pela L&PM.
Desenho animado
O primeiro desenho animado brasileiro foi criado com a Turma da Mônica, exibido entre 1976 e 1984 pela TV Cultura e TV Globo em episódios curtos de apenas 2 minutos.
Turma da Mônica Jovem
Em 2008, foi criado um spin-off intitulado "Turma da Mônica Jovem", apresentando os personagens já na adolescência.
Em 2019, foi lançado o selo "Mangá MSP", trazendo outro spin-off chamado "Turma da Mônica Geração 12", que retrata os personagens em sua versão pré-adolescente, com roteiros de Petra Leão e desenhos de Roberta Pares.
Filme live action
Em junho de 2019, foi lançado o filme "Turma da Mônica: Laços", baseado na graphic novel de mesmo nome, produzida pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi para o selo Graphic MSP.
A franquia Turma da Mônica tem mais turminhas
Além disso, os Estúdios Maurício de Sousa também desenvolveram outras turmas que aparecem com frequência nas revistas, e que ocasionalmente interagem com a Turma da Mônica em aparições especiais ou séries crossover. Algumas dessas turmas são:
- Turma do Chico Bento: Foca na vida diária de Chico Bento, um garoto caipira preguiçoso, e seus amigos que vivem em uma fazenda no interior do Brasil. Assim como a Turma da Mônica, a Turma do Chico Bento também ganhou uma história em quadrinhos spin-off no estilo mangá, lançada em 2013, chamada "Chico Bento Moço".
- Turma do Penadinho: Concentra-se em histórias de comédia envolvendo monstros de filmes de terror, como fantasmas, vampiros, lobisomens, Frankenstein e até mesmo a Morte, em um cemitério.
- Turma da Tina: Mostra a rotina diária de um grupo de adolescentes e suas vidas cotidianas, envolvendo temas como namoro e faculdade. Em 2014, a Turma da Tina recebeu sua própria série de quadrinhos spin-off.
- Turma do Astronauta: Centra-se nas aventuras em quadrinhos do personagem Astronauta no espaço sideral bem tumblr, que recebeu três gibis especiais dedicados somente a ele.
- Turma da Mata: Concentra-se nas vidas diárias de um grupo de animais antropomórficos de diferentes espécies que vivem em uma floresta, liderados por um rei leão.
- Turma do Piteco: Concentra-se na vida cotidiana de Piteco, um inventor homem das cavernas que vive na pré-história com dinossauros.
- Turma do Horácio: Enfoca a vida de um jovem dinossauro filósofo chamado Horácio e seus amigos dinossauros.
- Turma do Papa-Capim: Concentra-se na vida cotidiana de Papa-Capim, um jovem nativo brasileiro que vive na Amazônia sob constante ameaça de homens brancos.
- Turma do Bidu: Criada por Mauricio de Sousa, esta história é constituída essencialmente por objetos inanimados, como ossos, pedras. poças de água e o fofo cãozinho Bidu, que estabelecem diálogos. Além disso, outros cães aparecem desempenhando diversas funções de produção de um filme, frequentemente quebrando a quarta parede.
Curiosidades sobre a Turma da Mônica
- A “Turma da Mônica” é a história em quadrinhos brasileira de maior sucesso no mundo.
- A primeira tirinha oficial foi publicada no ano de 1959, por Mauricio de Sousa.
- O primeiro personagem criado pelo Mauricio dentro do universo da franquia Turma Mônica foi o simpático cãozinho, Bidu.
- Os personagens Cebolinha, Cascão, Magali e Mônica foram inspirados nos filhos do Maurício.
- O Chico Bento, foi inspirado na infância de Mauricio de Sousa, quando viveu na roça.
- Além da Turma da Mônica, existem projetos secundários que encantam os leitores como por exemplo a Turma do Horácio e a Turma do Penadinho.
A Turma da Mônica se tornou um sucesso internacional, com gibi, revistas de desenhos para fazer e outros produtos licenciados em 40 países e traduzidos para 14 idiomas. Ao longo dos anos, a marca se expandiu para diversas outras mídias, incluindo livros, brinquedos, discos, CD-ROMs, jogos eletrônicos, entre outros.